Copa das Confederações
13 voos extras foram autorizados a utilizar
o aeroporto Pinto Martins durante a disputa da Copa das Confederações.
Não haverá alteração nos voos regulares. A Força Aérea Brasileira já
definiu como funcionará a defesa aérea durante a realização da Copa do
Mundo
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A Agência Nacional de
Aviação Civil (Anac) autorizou 13 voos extras para o Aeroporto Pinto
Martins durante a disputa da Copa das Confederações. São 11 nacionais e
dois internacionais, somando 1.908 novos acentos para serem vendidos,
revelou ao O POVO a Anac, por meio da sua assessoria de
imprensa. Os voos extras foram solicitados para o período da realização
dos jogos, mas o motivo da solicitação pode ser outro.
A
agência ratificou que não haverá mudança nos horários nem nas rotas dos
voos regulares em função do evento esportivo. “As companhias podem
solicitar alterações, exclusões ou inclusões de voo de acordo com a
necessidade de cada uma, mas estes são processos comuns durante todo o
ano.”
Os voos foram autorizados para a Azul, Gol e Tui
Airlines (companhia holandesa). A Empresa Brasileira de Infraestrutura
Aeroportuária (Infraero) informou que apenas três voos extras - da
empresa Azul -, estão confirmados e fazem parte da linha comercial. O
restante seriam voos charters, mas ainda não foi oficializado.
A
Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR) estima
a movimentação de 71,15 mil passageiros pelo Pinto Martins, somando os
três dias de jogos (Brasil X México - 19/6 -, Nigéria X Espanha -23/6 - e
uma semifinal - 27/6).
Segurança
A
metodologia para a defesa aérea da Copa do Mundo de 2014 já foi definida
pela Força Aérea Brasileira (FAB) e será aplicada na Copa das
Confederações. O objetivo é a segurança dos residentes e visitantes no
Brasil durante o evento, além de redução do impacto no transporte aéreo,
por causa do aumento da demanda, principalmente nas seis cidades-sede. O POVO mostra detalhes da operação em Fortaleza.
Uma
hora antes e quatro horas depois do início das partidas, serão ativadas
três áreas de segurança em torno da Arena Castelão, cada uma com
tamanhos e regras próprias para circulação de aeronaves. Os voos de
aviação regular (linhas aéreas e voos fretados) não deverão ser
alterados, segundo informou a FAB, por meio da sua assessoria de
imprensa.
No caso da Capital cearense, a área com mais
restrições foi limitada de modo que não interferisse na operação do
Aeroporto Internacional Pinto Martins, já que o terminal fica próximo à
Arena Castelão.
“As aeronaves que não cumprirem as regras,
apresentem comportamento em voo diferente do previsto estarão sujeitas
às medidas de policiamento do espaço aéreo”, alertou a FAB.
Para
essa função, serão trazidos a Fortaleza de 8 a 10 aeronaves, como caças
F-5M e A-29 Super Tucano, helicópteros H-60 Blackhawk, avião-radar E-99
e aviões de reabastecimento em voo KC-130. “Haverá caças de prontidão
para decolar e também já em voo sobre a área vermelha.”
A
metodologia usada na Copa das Confederações será repetida em eventos de
grande porte, como a Jornada Mundial da Juventude Católica, em 2013, a
Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou 13 voos extras para
o aeroporto. O espaço aéreo da Capital terá segurança reforçada no dia
dos jogos da Copa das Confederações.
Saiba mais
A
Base Aérea de Fortaleza também será utilizada para embarque e o
desembarque dos Chefes de Estado e aeronaves de porte menor da lista da
FIFA.
Dois dias antes e dois dias após a data de cada jogo,
os aeroportos da cidade-sede terão os slots (intervalo de tempo
determinado para pouso e decolagem da aeronave) de todos os segmentos
de aviação (geral e regular) coordenados pela Anac e pelo Decea.
FONTE:
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